Gestação

 Ticker

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Reconhecendo o próprio corpo...

O ser humano precisa conhecer bem seu corpo e  a mulher tentante além de tudo identificar seus sinais.
A principio ouve-se muito falar em ciclo menstrual, período fértil e ovulação, para eu que nunca me aprofundei no assunto e que sempre fui coadjuvante na novela corpo humano, achava que ciclo menstrual era a "monstra' e só.
Depois que me tornei tentante e passei além de consultas/ interrogatórios (porque minhas consultas mais parecem interrogatórios), com o Ginecologista comecei a buscar por conta própria informação... e a net é um bom lugar para isso.


Esclarecendo as dúvidas


O ciclo menstrual dura em média 28 dias e é constituído de quatro fases:

1ª fase- Menstruação: nos sete primeiros dias, a superfície do endométrio se rompe e se transforma num fluido de sangue.Durante a menstruação, os músculos do útero se contraem para ajudar o corpo a eliminar o revestimento do endométrio.

2ª fase- O óvulo se prepara para sair do ovário: normalmente entre o sexto e décimo segundo dia, a glândula pituitária estimula os ovários para que produzam estrógeno e progesterona, os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual. O estrogênio faz com que o endométrio fique mais grosso e se prepare para proteger e alimentar o embrião. A progesterona mantém as paredes do útero intactas até que a mulher fique grávida e, durante a gravidez, até que comece a menstruação.

3ª fase- Ovulação: entre os dias 13 e 15 (antes da próxima menstruação) a glândula pituitária envia um sinal que faz que o corpo libere dois hormônios. O primeiro hormônio é o folículo-estimulante, que permite que os óvulos se desenvolvam no ovário e o segundo é o hormônio leutenizante, que produz a liberação de um ou mais óvulos maduros.

4ª fase- O revestimento uterino fica mais grosso: depois da ovulação, o ovário viaja pelas trompas em direção ao útero. Se o óvulo não é fecundado, a superfície do endométrio já não é necessária. O ciclo está completo e a menstruação começará novamente.

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário